Desta vez essa cicloviagem será um convite para conhecer a região sul do nosso querido Brasil! Viajaremos na região noroeste do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina onde passarei pelos Sete Povos das Missões. Iniciaremos em São Borja, cidade conhecida como Terra dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, terminando em Santo Ângelo. Serão aproximadamente 315 km de histórias vividas sobre duas rodas... Em cima de uma bicicleta!!!
São sete povoados construídos pelos Índios Guaranis durante os séculos 17 e 18. Hoje encontram-se em ruínas pois, após a derrota dos Índios Guaranis, contrários ao Tratado de Madrid, entraram em guerra contra os exércitos das duas coroas: Portuguesa e Espanhola. Batalha essa que durou 2 anos (1754-1756)...
Com a derrota, os índios foram obrigados a saírem das Missões e na sequência, os Jesuítas Espanhóis foram expulsos de toda a América.
Esse breve histórico foi para ilustrar que todos nós possuímos “Missões” a serem cumpridas em nossas vidas... Os Jesuítas Espanhóis tiveram como missão catequizar os Índios Guaranis a serviço da Coroa Espanhola como conquista territorial. A minha missão nessa cicloviagem, a exemplo das minhas últimas já realizadas, será divulgar ao longo do caminho, a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce.
Essa é a “bandeira” que carrego desde quando me tornei uma vencedora do câncer de colo de útero em 2005... E a de vocês como missão, além de viajarem junto comigo com as “Aventuras e Desventuras” da Cris Barros, automaticamente se tornarão multiplicadores dessa minha história!!!
Bem, o convite já está feito...

BÓRA PEDALAR NO RIO GRANDE DO SUL TCHÊ!!!!
VEJO VOCÊS POR LÁ!!!
BJKS
CRIS :)

1º Dia: 08/Jan/2009 (5ª feira)
São Paulo (SP) a Erechim (RS)
Distância: 900 km (de carro)
Tempo de viagem: 11 horas


2º Dia: 09/Jan/2009 (6ª feira)
Erechim (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 290 km (de carro)
Tempo de viagem: 3horas e 50 minutos

3º Dia: 10/Jan/2009 (sábado)
Santo Ângelo (RS) a São Borja (RS)
Distância: 200 km (de ônibus)
Tempo de viagem: não marquei (rsrsrsrs)

4º Dia: 11/Jan/2009 (domingo) – Início do Pedal
37 km
São Borja(RS) ao Distrito de Sarandi (RS)
Distância: 57,93 km
Tempo de Pedal: 5 h 11 min 38 seg
Velocidade Máxima: 33,2 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 11 horas


5º Dia: 12/Jan/2009 (2ª feira)
67 km
Distrito de Sarandi (RS) a São José Velho (RS)
Distância: 61,9 km
Tempo de Pedal: 6 h 14 min 21 seg
Velocidade Máxima: 31,4 km/h
Velocidade Média: 9,9 km/h
Tempo total: 12 horas

6º Dia: 13/Jan/2009 (3ª feira)
0 km
São José Velho (RS)

7º Dia: 14/Jan/2009 (4ª feira)
57 km
São José Velho (RS) a São Nicolau (RS)
Distância: 53,74 km
Tempo de Pedal: 6 h 21 min 52 seg
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Velocidade Média: 8,4 km/h
Tempo total: 11 horas

8º Dia: 15/Jan/2009 (5ª feira)
50 km
São Nicolau (RS) a São Luiz Gonzaga (RS)
Distância: 43,6
Tempo de Pedal: 4 h 45 min 22 seg
Velocidade Máxima: 55,7 km/h
Velocidade Média: 9,1 km/h
Tempo total: 9 horas


9º Dia: 16/Jan/2009 (6ª feira)
0 km
São Luiz Gonzaga (RS)

10º Dia: 17/Jan/2009 (sábado)
50 km
São Luiz Gonzaga (RS) a São Miguel (RS)
Distância: 61,32 km
Tempo de Pedal: 5 h 32 min 23 seg
Velocidade Máxima: 50,3 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 8 horas

11º Dia: 18/Jan/2009 (domingo)
30 km
São Miguel (RS) ao Bolicho de Campanha do Sr João de Mattos e Dª Neli (RS)
Distância: 33,51 km
Tempo de Pedal: 3 h 17 min 02 seg
Velocidade Máxima: 33,7 km/h
Velocidade Média: 10,2 km/h
Tempo total: 8 horas

12º Dia: 05/Dez/2009 (2ª feira)
34 km
Bolicho de Campanha (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 3 km
Tempo de Pedal: 22 min 27 seg
Velocidade Máxima: 22,1 km/h
Velocidade Média: 7,9 km/h
Tempo total: ... não marquei...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

7º dia: 14 de Janeiro de 2009-São José Velho (RS)/São Nicolau (RS)

Pois é, chegou o momento que menos gosto nas minhas viagens... Momento da despedida!!

Bóra pedalar porque tem muito chão pela frente e o sol promete castigar hoje... O céu está limpinho... Também, com tanta chuva ontem!
Eita estrada ruim de se pedalar pessoal!!! Essas pedras incrustadas no chão judiam da gente...
Fosse um dia ou outro de estrada nessas condições vá lá... Mas todos os dias assim? Ninguém merece... rsrsrssrrsrs!
Só pedalando aqui para entender o que estou falando, pois na fotografia não consegue transmitir o perrengue que é isso aqui... E com esse sol então?!?!?! Ô vida... kakakaka
Mas o sacrifício está compensando, pois tenho visto paisagens muito diferentes do que estou acostuma a ver...
Pedalando cheguei na casa do Sr Chico às margens do Rio Uruguai. A casa do Sr Chico também é parada obrigatória para uma boa conversa enquanto se degusta um bom mate (chimarrão rsrssrs) .
Imaginem a cara de espanto do Sr Chico e seus filhos quando viram uma maluca (euzinha mesmo) chegando de bike naquele “calor do cão”?!?!?! E ainda sozinha?!?!?!
Se em São Paulo, onde meus amigos que me conhecem já acham loucura eu fazer essas cicloviagens sozinha imaginem para os homens gaúchos, que por tradição são machistas de primeira linha, seria “impossível” uma mulher sozinha fazer o caminho a pé imagina que de bike rsrsrsrs... Já estou acostumada com “esses espantos” kakakakaka
Assim, já fui chegando e puxando uma conversa debaixo da árvore em que eles se encontravam e pela primeira vez experimentei o chimarrão...
Saindo da casa do Sr Chico, fui parar num pasto...
“Para variar”, o sol estava implacável... Sem sombra alguma para me refrescar. As únicas sombras que tinham, o gado já tinha se apropriado... E eu?!?!?! Nem pensar em dividir um espacinho com aqueles seres tão mimosos... E de chifres grandes!!!! Kakakakakaka
Comecei a ficar preocupada, pois não tinha sinalização alguma no meio do pasto, apenas um “caminho de vaca” onde arrisquei e o segui por ele... Como referência no guia que carregava, dizia que chegaria junto a uma “banheira de vaca”... E eu lá sei oque é uma banheira de vaca?!?!?! Só imagino que seja uma coisa bem grande para uma vaca poder tomar banho... rsrsrsrsrrs Tchurma, com aquele sol na cabeça, já estava delirando e imaginando uma vaquinha debaixo de um chuveiro, esfregando as costas com uma escova de aste comprida e sabonete... MUUUUUUUUUUUU!!! HUÁÁÁÁKAKAKAKA!!!!

Já fervendo, consegui chegar na casa de um casal muito simpático que me deixaram tomar um belo banho de mangueira... “Banho de manga” como os gaúchos falam por aqui. Rsrsrsrsrsrs
Recobrando as forças, sentei para conversar um pouco com o casal e brincar com seu cachorrinho... rsrsrsrrrsrsrs
Já refrescada, voltei para a estrada rumo a São Nicolau.
Por tentativa e erro, consegui enfim chegar enfim às margens do Rio Piratini que divide os municípios de Garruchos e São Nicolau. Enquanto esperava a barca para atravessar o rio, conversei com um Sr. Conversa vai, conversa vem, o Sr quis me assustar dizendo um ocorrido na região na semana que passou e blá blá blá... Foi quando disse a ele que agora não aconteceria mais nada, pois o homem já tinha sido preso... Sem dizer que eu disse também que havia um Deus maravilhoso que me protege o tempo todo e que Ele não deixará que nada me aconteça que não fosse de Sua vontade.
Agradeci pela informação e atravessei o rio na barca. O moço qe conduzia a barca disse que havia me visto hoje de manhã no caminho...rsrsrrssr Acho que estou ficando famosa no Caminho das Missões!!!kakakakaka
Pedalanduuuuu, pedalnduuuu cheguei em São Nicolau!
Logo na chegada a São Nicolau, avistei um casarão de pedras sendo restaurado. Se trata do Casarão dos Silvas construído no final do século 19 feito com as pedras das Missões...
Enfim cheguei no Sítio Arqueológico de são Nicolau... Tirei algumas fotos antes que o sol fosse embora de vez...
Feito os devidos registros, fui para a Pousada dos jesuítas que ficava próximo às ruínas das missões em São Nicolau.
Cansada, fui tomar banho e logo em seguida ficou pronto o jantar. Conversei um pouco com o pessoal da pousada e logo fui deitar.
Pessoal, esse calor está de matar... Me sinto muito cansada e parece que a cada dia que passa, vai piorando...
Bom, vamos dormir? Quem sabe amanhã será um pedal menos quente... rsrsrsrsrs


Boa noite e durmam com os anjinhos
Bjks
Cris :)

Um comentário:

  1. Parabés Cristina, passei em alguns lugares que tu passou percorrendo os 30 povos e para quem anda só é dificil imagina para uma mulher.
    adrianovareladasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir