Desta vez essa cicloviagem será um convite para conhecer a região sul do nosso querido Brasil! Viajaremos na região noroeste do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina onde passarei pelos Sete Povos das Missões. Iniciaremos em São Borja, cidade conhecida como Terra dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, terminando em Santo Ângelo. Serão aproximadamente 315 km de histórias vividas sobre duas rodas... Em cima de uma bicicleta!!!
São sete povoados construídos pelos Índios Guaranis durante os séculos 17 e 18. Hoje encontram-se em ruínas pois, após a derrota dos Índios Guaranis, contrários ao Tratado de Madrid, entraram em guerra contra os exércitos das duas coroas: Portuguesa e Espanhola. Batalha essa que durou 2 anos (1754-1756)...
Com a derrota, os índios foram obrigados a saírem das Missões e na sequência, os Jesuítas Espanhóis foram expulsos de toda a América.
Esse breve histórico foi para ilustrar que todos nós possuímos “Missões” a serem cumpridas em nossas vidas... Os Jesuítas Espanhóis tiveram como missão catequizar os Índios Guaranis a serviço da Coroa Espanhola como conquista territorial. A minha missão nessa cicloviagem, a exemplo das minhas últimas já realizadas, será divulgar ao longo do caminho, a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce.
Essa é a “bandeira” que carrego desde quando me tornei uma vencedora do câncer de colo de útero em 2005... E a de vocês como missão, além de viajarem junto comigo com as “Aventuras e Desventuras” da Cris Barros, automaticamente se tornarão multiplicadores dessa minha história!!!
Bem, o convite já está feito...

BÓRA PEDALAR NO RIO GRANDE DO SUL TCHÊ!!!!
VEJO VOCÊS POR LÁ!!!
BJKS
CRIS :)

1º Dia: 08/Jan/2009 (5ª feira)
São Paulo (SP) a Erechim (RS)
Distância: 900 km (de carro)
Tempo de viagem: 11 horas


2º Dia: 09/Jan/2009 (6ª feira)
Erechim (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 290 km (de carro)
Tempo de viagem: 3horas e 50 minutos

3º Dia: 10/Jan/2009 (sábado)
Santo Ângelo (RS) a São Borja (RS)
Distância: 200 km (de ônibus)
Tempo de viagem: não marquei (rsrsrsrs)

4º Dia: 11/Jan/2009 (domingo) – Início do Pedal
37 km
São Borja(RS) ao Distrito de Sarandi (RS)
Distância: 57,93 km
Tempo de Pedal: 5 h 11 min 38 seg
Velocidade Máxima: 33,2 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 11 horas


5º Dia: 12/Jan/2009 (2ª feira)
67 km
Distrito de Sarandi (RS) a São José Velho (RS)
Distância: 61,9 km
Tempo de Pedal: 6 h 14 min 21 seg
Velocidade Máxima: 31,4 km/h
Velocidade Média: 9,9 km/h
Tempo total: 12 horas

6º Dia: 13/Jan/2009 (3ª feira)
0 km
São José Velho (RS)

7º Dia: 14/Jan/2009 (4ª feira)
57 km
São José Velho (RS) a São Nicolau (RS)
Distância: 53,74 km
Tempo de Pedal: 6 h 21 min 52 seg
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Velocidade Média: 8,4 km/h
Tempo total: 11 horas

8º Dia: 15/Jan/2009 (5ª feira)
50 km
São Nicolau (RS) a São Luiz Gonzaga (RS)
Distância: 43,6
Tempo de Pedal: 4 h 45 min 22 seg
Velocidade Máxima: 55,7 km/h
Velocidade Média: 9,1 km/h
Tempo total: 9 horas


9º Dia: 16/Jan/2009 (6ª feira)
0 km
São Luiz Gonzaga (RS)

10º Dia: 17/Jan/2009 (sábado)
50 km
São Luiz Gonzaga (RS) a São Miguel (RS)
Distância: 61,32 km
Tempo de Pedal: 5 h 32 min 23 seg
Velocidade Máxima: 50,3 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 8 horas

11º Dia: 18/Jan/2009 (domingo)
30 km
São Miguel (RS) ao Bolicho de Campanha do Sr João de Mattos e Dª Neli (RS)
Distância: 33,51 km
Tempo de Pedal: 3 h 17 min 02 seg
Velocidade Máxima: 33,7 km/h
Velocidade Média: 10,2 km/h
Tempo total: 8 horas

12º Dia: 05/Dez/2009 (2ª feira)
34 km
Bolicho de Campanha (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 3 km
Tempo de Pedal: 22 min 27 seg
Velocidade Máxima: 22,1 km/h
Velocidade Média: 7,9 km/h
Tempo total: ... não marquei...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

10º dia: 17de Janeiro de 2009-São Luiz Gonzaga (RS)/São Miguel (RS)

Hoje acordei um pouco melhor... Tudo bem que o corpo ainda está um pouco “baleado”

mas “vamu qui vamu” ... rsrsrsrs
Após rotina matinal, me despedi do pessoal do hotel, fiz a “foto oficial” em frente a catedral e fui pedalando para o meu caminho... Próxima parda?!?! São Lourenço!
Na saída da cidade, uma estátua de um índio... Índio Sepé Tiaruju! Segundo o que me contaram, Sepé Taruju era um índio da tribo Guarani que nasceu em São Luiz Gonzaga. Foi considerado “Herói Guarani Missioneiro-Grandense” por ter lutado contra as duas Coroas: Portuguesa e Espanhola, na Guerra Guaranítica. Considerado um Santo Popular (não pela Igreja Católica) devido ao sofrimento durante as torturas que passou durante a guerra.
Feito os devidos registros, bóra bóra pedalar para São Lourenço!!!
O sol hoje será “daqueles”, basta observar o céu azulzinho, azulzinho... Sem nenhuma nuvem se quer!!!
Na estrada muitas placas escritas em espanhol, afinal de contas, muitos argentinos utilizam essas estradas... Será que “do lado de lá” tem placas escritas em português? Rsrsrsrs
Após ter pedalado um bocado pelo acostamento com um asfalto “meia boca”, entrei novamente na estrada de chão... Quer dizer: DE PEDRAS!!! ARRRRRGGGG!!!
Foram os 500 m mais loooooongos da minha viagem até então...
O calor estava insuportável, sumiram todas as indicações, sem uma alma viva no caminho...
Comecei a passar mal, acredito até que a febre voltara...
Quando cheguei finalmente nas ruínas... Que estava fechada... Sem ninguém na portaria do sítio arqueológico!!!
Não sabia para que lado ir pois não havia indicação alguma... Um horror!!!
Sentei do lado de fora do sítio arqueológico de São Lourenço e gentem... Comecei a chorar! Estava totalmente esgotada... Nunca havia ficado tão sem energia como naquele momento...
Alguns minutos depois, ouvi um movimento dentro do sítio... Era o guarda que vinha da sua sesta, pois já era 13:40h...
Conversei com o segurança e ele me disse que o horário de funcionamento seria somente a partir das 14h... Mas conversando com ele consegui convencê-lo de me deixar entrar... Acho que ele percebeu que eu não estava bem...
Assim entrei, me lavei com água fresca, e ele me ofereceu uma coca cola gelada!!! HUUUUUUUUMMM!!! QUE DELÍCIA!!!!
Me refiz um pouco e fui visitar as ruínas...
Não sei se porque passei tanto mal, ao visitar as ruínas que não achei nada demais... Fiquei sim com inveja das ovelhas se deliciando nas  sombras das árvores... Fresquinhas e alegres!!! Rsrsrsrsrs
Me despedi do vigia, agradeci de todo o coração a coca cola, ter aberto para visitação antes do horário e etc etc etc...
Ele me indicou o caminho e lá fui eu pedalando rumo a São Miguel...
No meio do caminho passei por um acampamento do MST... No caminho, novamente percebi que minhas forças estavam acabando quando cheguei na casa da Dª Rose, um dos apoios para os malucos, como eu, que resolverem fazer o Caminho das Missões... rsrsrsrsr
Chegando na casa de Dª Rose, fui muito bem recebida... Tive vontade de dormir ali tamanho esgotamento que me encontrava porém, a Dª Rose responsável pelo lugar, não se encontrava por lá... Como era somente com ela que poderia ficar... Assim, descansei um pouco, comi algo, juntei minhas forças e parti... Parti para enfrentar aquelas estradas de pedras!!!
Quando não eram as pedras, era pó que entrava por tudo quanto era buraco... ai ai ai ai...
Até que, já por volta das 18h, enfim cheguei em São Miguel! Lindo o sítio arqueológico de São Miguel...
Não podia entrar com a bike, mas, com o “jeitinho Cris”, consegui convencer os guardas e lá fui eu com o Nicolau (minha bike) visitar as ruínas... Quem é que segura a Cris né?!?!?! Kakakakakakaka
Ah! Estavam arrumando para um casamento que aconteceria mais tarde nas ruínas...
Feito os registros fui para a pousada. Lavei as roupas, como estava sozinha no quarto, fiz o meu tradicional varal, pendurei as roupas e fui jantar.
Um bistrô delicioso e seu nome é bem sugestivo: Tembiú! Uma palavra de origem Guarani que significa: 1º Comida de gente e 2º Alimento da alma...
Bem, do jeito em que me encontrava, eu precisava de um “prato” que viesse, tudo junto, os dois tipos de alimentos!!! Hihihihihi
Fiz uma refeição deliciosa em um lugar muito tranqüilo...
Agora é só descansar e dormir o sono dos justos... O soninho de que cumpriu o dever do dia!!!

Boa noite pessoal e até amanhã!
Bjks
Cris :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário