Desta vez essa cicloviagem será um convite para conhecer a região sul do nosso querido Brasil! Viajaremos na região noroeste do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina onde passarei pelos Sete Povos das Missões. Iniciaremos em São Borja, cidade conhecida como Terra dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, terminando em Santo Ângelo. Serão aproximadamente 315 km de histórias vividas sobre duas rodas... Em cima de uma bicicleta!!!
São sete povoados construídos pelos Índios Guaranis durante os séculos 17 e 18. Hoje encontram-se em ruínas pois, após a derrota dos Índios Guaranis, contrários ao Tratado de Madrid, entraram em guerra contra os exércitos das duas coroas: Portuguesa e Espanhola. Batalha essa que durou 2 anos (1754-1756)...
Com a derrota, os índios foram obrigados a saírem das Missões e na sequência, os Jesuítas Espanhóis foram expulsos de toda a América.
Esse breve histórico foi para ilustrar que todos nós possuímos “Missões” a serem cumpridas em nossas vidas... Os Jesuítas Espanhóis tiveram como missão catequizar os Índios Guaranis a serviço da Coroa Espanhola como conquista territorial. A minha missão nessa cicloviagem, a exemplo das minhas últimas já realizadas, será divulgar ao longo do caminho, a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce.
Essa é a “bandeira” que carrego desde quando me tornei uma vencedora do câncer de colo de útero em 2005... E a de vocês como missão, além de viajarem junto comigo com as “Aventuras e Desventuras” da Cris Barros, automaticamente se tornarão multiplicadores dessa minha história!!!
Bem, o convite já está feito...

BÓRA PEDALAR NO RIO GRANDE DO SUL TCHÊ!!!!
VEJO VOCÊS POR LÁ!!!
BJKS
CRIS :)

1º Dia: 08/Jan/2009 (5ª feira)
São Paulo (SP) a Erechim (RS)
Distância: 900 km (de carro)
Tempo de viagem: 11 horas


2º Dia: 09/Jan/2009 (6ª feira)
Erechim (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 290 km (de carro)
Tempo de viagem: 3horas e 50 minutos

3º Dia: 10/Jan/2009 (sábado)
Santo Ângelo (RS) a São Borja (RS)
Distância: 200 km (de ônibus)
Tempo de viagem: não marquei (rsrsrsrs)

4º Dia: 11/Jan/2009 (domingo) – Início do Pedal
37 km
São Borja(RS) ao Distrito de Sarandi (RS)
Distância: 57,93 km
Tempo de Pedal: 5 h 11 min 38 seg
Velocidade Máxima: 33,2 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 11 horas


5º Dia: 12/Jan/2009 (2ª feira)
67 km
Distrito de Sarandi (RS) a São José Velho (RS)
Distância: 61,9 km
Tempo de Pedal: 6 h 14 min 21 seg
Velocidade Máxima: 31,4 km/h
Velocidade Média: 9,9 km/h
Tempo total: 12 horas

6º Dia: 13/Jan/2009 (3ª feira)
0 km
São José Velho (RS)

7º Dia: 14/Jan/2009 (4ª feira)
57 km
São José Velho (RS) a São Nicolau (RS)
Distância: 53,74 km
Tempo de Pedal: 6 h 21 min 52 seg
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Velocidade Média: 8,4 km/h
Tempo total: 11 horas

8º Dia: 15/Jan/2009 (5ª feira)
50 km
São Nicolau (RS) a São Luiz Gonzaga (RS)
Distância: 43,6
Tempo de Pedal: 4 h 45 min 22 seg
Velocidade Máxima: 55,7 km/h
Velocidade Média: 9,1 km/h
Tempo total: 9 horas


9º Dia: 16/Jan/2009 (6ª feira)
0 km
São Luiz Gonzaga (RS)

10º Dia: 17/Jan/2009 (sábado)
50 km
São Luiz Gonzaga (RS) a São Miguel (RS)
Distância: 61,32 km
Tempo de Pedal: 5 h 32 min 23 seg
Velocidade Máxima: 50,3 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 8 horas

11º Dia: 18/Jan/2009 (domingo)
30 km
São Miguel (RS) ao Bolicho de Campanha do Sr João de Mattos e Dª Neli (RS)
Distância: 33,51 km
Tempo de Pedal: 3 h 17 min 02 seg
Velocidade Máxima: 33,7 km/h
Velocidade Média: 10,2 km/h
Tempo total: 8 horas

12º Dia: 05/Dez/2009 (2ª feira)
34 km
Bolicho de Campanha (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 3 km
Tempo de Pedal: 22 min 27 seg
Velocidade Máxima: 22,1 km/h
Velocidade Média: 7,9 km/h
Tempo total: ... não marquei...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

5º dia: 12 de Janeiro de 2009-Distrito de Sarandi (RS)/São José Velho (RS)

Já as 9 h da manhã estava pronta para partir rumo a são José Velho. Fiz a foto na frente do Bolicho com Dª Geise, dona do estabelecimento...

Caminho duro... Muitas pedras... Pó... Sol... E mais sol!!! Sem uma alma humana viva no caminho... Somente cavalos e bois...
Confesso que estava muito difícil colocar em prática essa cicloviagem... O caminho é muito diferente de todos que já fiz até hoje...
Mesmo acostumada a viajar sozinha, desta vez me sentia muito só... Talvez as dificuldades em administrar o calor, o sol que queimava...
Quando sem mais nem quê, deus mais uma vez colocou no caminho mensagens para aliviar o meu desconforto... Mostrar que não precisava me preocupar porque não estava sozinha... Foi quando logo adiante vejo uma casa num vilarejo com uma linda mensgam que me encheu de forças: “Só Deus pode preencher o vazio do seu coração”... Sem pestanejar, bati na porta da casa... Queria conhecer os donos daquela casa... Os iluminados que deixaram aquela mensagem para que as pessoas quando passassem pudessem se alimentar daquelas palavras tão sábias!!!
Eles estavam almoçando e com muita satisfação logo me convidaram para comermos juntos, mas agradeci muito e parabenizei pela mensagem deixada para os peregrinos e que , para mim em particular, foi muito importante naquele momento...
Nos despedimos e continuei a minha pedalada... Logo em seguida cheguei na casa do Sr Adolar para pegar o selo afim de colocar na minha credencial.
Estava cansada, o sol não dava tréguas... Na casa do Sr Adolar, pude tomar aquele banho de mangueira, tomar um leite com chocolate beeeeeeeeem geladinho... HUMMMMMMM!!! QUE DELÍCIA!!!! Estávamos conversando quando, na pausa da conversa, percebi uma rede de dormir armada no quintal... Perguntei se podia descansar um pouco nela... Me disseram que podia e lá fui eu “esticar o esqueleto”...
Como companhia, tive um cachorro que já estava “aboletado” debaixo da árvore... rsrsrsr!!! E gentem!!! Ele roncava prá dedéu!!!!!!!! Kakakakakaka!!!
Ai ai... Que delícia aquela rede... Mas preciso continuar o meu caminho...
Me despedi da família e rodas na estrada... Bóra bóra bóra!!!
Na estrada, alguns km mais a frente, um Sr de moto veio falar comigo e queria saber o que estava fazendo ali de bike... Ele chegou já se apresentando com nome e sobrenome: Teléforo M. C. (um nome bem original não acham?!?!).
Muito simpático o Sr e ali conversamos um pouco... Nos despedimos e cada um tomou seu rumo...
No caminho fui surpreendida com uma comissão de boas vindas dois cachorros e um monte de gatrinhos rsrsrsrsr!! Todos vieram ao meu encontro!!! Numa festa só!!! Kakakakaka
Aproveitei para dar mais uma “paradinha estratégica” e sentei para um dedinho de prosa com a dona dos bichinhos... hihihihihi
Pessoal!!! Vocês realmente não imaginam a quantidade de pedras que tem no caminho... Já não agüentava mais a “bateção de bunda”... Ali desejei ter uma bike com suspensão traseira... Creio que iria aliviar um pouco o meu sofrimento... rsrsrrsrss
Já estava escurecendo, querendo chover e nada de chegar São José Velho... Quando, devido a estrada horrorosa cheia de pedras, resolvi pedalar mais para o canto onde as pedras eram de menor número porém, com mais areia... adivinha o que aconteceu?!?!?! Siiiiiiiiiiiim!!! A Cris foi para o chão!!!! GRRRRRRRRRRRR
Caindo em cima das pedras imaginem o meu cotovelo o que aconteceu né? Mas só ralou... Como sangrava sô!!!
Mas Deus logo mandou um anjo com uma moça na caminhonete e me levou para São José velho. Já estava tarde, anoitecendo e dª Bete estava me esperando preocupada porque não chegava nunca...
Como estava machucada, o que mais eu queria fazer era chegar para tomar um banho, cuidar do ferimento, jantar e dormir...
Após devidamente instalada na casa da Dª Bete, fui fazer oq estava looooooooooouca para fazer!!!!!!!! BANHOOOOOOOOOOOO!!! Rsrsrsrsrs
Depois do jantar, conversamos um pouco mas logo pedi desculpas mas precisava deitar... Estava muito cansada... Pessoal, estava já ficando preocupada com o meu cansaço... Nunca tinha ficado tão esgotada nas minhas outras viagens...
Assim, desejei boa noite a todos e fui dormir...

Boa noite, durmam com os anjos
Bjks
Cris :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário