Desta vez essa cicloviagem será um convite para conhecer a região sul do nosso querido Brasil! Viajaremos na região noroeste do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina onde passarei pelos Sete Povos das Missões. Iniciaremos em São Borja, cidade conhecida como Terra dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, terminando em Santo Ângelo. Serão aproximadamente 315 km de histórias vividas sobre duas rodas... Em cima de uma bicicleta!!!
São sete povoados construídos pelos Índios Guaranis durante os séculos 17 e 18. Hoje encontram-se em ruínas pois, após a derrota dos Índios Guaranis, contrários ao Tratado de Madrid, entraram em guerra contra os exércitos das duas coroas: Portuguesa e Espanhola. Batalha essa que durou 2 anos (1754-1756)...
Com a derrota, os índios foram obrigados a saírem das Missões e na sequência, os Jesuítas Espanhóis foram expulsos de toda a América.
Esse breve histórico foi para ilustrar que todos nós possuímos “Missões” a serem cumpridas em nossas vidas... Os Jesuítas Espanhóis tiveram como missão catequizar os Índios Guaranis a serviço da Coroa Espanhola como conquista territorial. A minha missão nessa cicloviagem, a exemplo das minhas últimas já realizadas, será divulgar ao longo do caminho, a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce.
Essa é a “bandeira” que carrego desde quando me tornei uma vencedora do câncer de colo de útero em 2005... E a de vocês como missão, além de viajarem junto comigo com as “Aventuras e Desventuras” da Cris Barros, automaticamente se tornarão multiplicadores dessa minha história!!!
Bem, o convite já está feito...

BÓRA PEDALAR NO RIO GRANDE DO SUL TCHÊ!!!!
VEJO VOCÊS POR LÁ!!!
BJKS
CRIS :)

1º Dia: 08/Jan/2009 (5ª feira)
São Paulo (SP) a Erechim (RS)
Distância: 900 km (de carro)
Tempo de viagem: 11 horas


2º Dia: 09/Jan/2009 (6ª feira)
Erechim (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 290 km (de carro)
Tempo de viagem: 3horas e 50 minutos

3º Dia: 10/Jan/2009 (sábado)
Santo Ângelo (RS) a São Borja (RS)
Distância: 200 km (de ônibus)
Tempo de viagem: não marquei (rsrsrsrs)

4º Dia: 11/Jan/2009 (domingo) – Início do Pedal
37 km
São Borja(RS) ao Distrito de Sarandi (RS)
Distância: 57,93 km
Tempo de Pedal: 5 h 11 min 38 seg
Velocidade Máxima: 33,2 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 11 horas


5º Dia: 12/Jan/2009 (2ª feira)
67 km
Distrito de Sarandi (RS) a São José Velho (RS)
Distância: 61,9 km
Tempo de Pedal: 6 h 14 min 21 seg
Velocidade Máxima: 31,4 km/h
Velocidade Média: 9,9 km/h
Tempo total: 12 horas

6º Dia: 13/Jan/2009 (3ª feira)
0 km
São José Velho (RS)

7º Dia: 14/Jan/2009 (4ª feira)
57 km
São José Velho (RS) a São Nicolau (RS)
Distância: 53,74 km
Tempo de Pedal: 6 h 21 min 52 seg
Velocidade Máxima: 30,6 km/h
Velocidade Média: 8,4 km/h
Tempo total: 11 horas

8º Dia: 15/Jan/2009 (5ª feira)
50 km
São Nicolau (RS) a São Luiz Gonzaga (RS)
Distância: 43,6
Tempo de Pedal: 4 h 45 min 22 seg
Velocidade Máxima: 55,7 km/h
Velocidade Média: 9,1 km/h
Tempo total: 9 horas


9º Dia: 16/Jan/2009 (6ª feira)
0 km
São Luiz Gonzaga (RS)

10º Dia: 17/Jan/2009 (sábado)
50 km
São Luiz Gonzaga (RS) a São Miguel (RS)
Distância: 61,32 km
Tempo de Pedal: 5 h 32 min 23 seg
Velocidade Máxima: 50,3 km/h
Velocidade Média: 11,1 km/h
Tempo total: 8 horas

11º Dia: 18/Jan/2009 (domingo)
30 km
São Miguel (RS) ao Bolicho de Campanha do Sr João de Mattos e Dª Neli (RS)
Distância: 33,51 km
Tempo de Pedal: 3 h 17 min 02 seg
Velocidade Máxima: 33,7 km/h
Velocidade Média: 10,2 km/h
Tempo total: 8 horas

12º Dia: 05/Dez/2009 (2ª feira)
34 km
Bolicho de Campanha (RS) a Santo Ângelo (RS)
Distância: 3 km
Tempo de Pedal: 22 min 27 seg
Velocidade Máxima: 22,1 km/h
Velocidade Média: 7,9 km/h
Tempo total: ... não marquei...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2º dia: 09 de Janeiro de 2009-Erechim (RS)/Santo Ângelo (RS)

Caramba!!! Estava cansada mesmo!!! Ontem foi a conta de deitar na cama e “pufff”... APAGUEI!!! Rsrsrsrrssr
Acredito que peguei no sono por volta das 20:30 e só fui acordar hoje às 7 horas da matina... rsrsrsrssr
Feita a rotina matinal, caí na estrada com parada em Santo Ângelo!! Mais 290 km de pista...

Uma linda estrada, com pastos a perder de vista... O relevo sem morros (muito diferente da região das Minas Gerais que estou acostuma a ver) nos permite a “alcançar os olhos” mais adiante... Permite os olhos “descansarem” em um horizonte mais distante...
Como faz calor nessa terra!!!
Resolvi então me preparar para a pedalada bebendo bastante líquidos com finalidade de me hidratar ao máximo possível...
Deste modo, saí de Erechim às 9:30 beeeeeeeeeeeem hidratada!!! Ingeri tanto líquido que me sentia como um aquário!!!Rsrsrsrrsrs
Ao sair da cidade, já na avenida principal, no sentido contrário, “lá longe”, detecto um O.V.N.I. (Objeto “Veicular” Não Identificado).
À primeira vista, me parecia um triciclo pequeno... A pessoa que conduzia o O.V.N.I. vinha em uma velocidade até que razoável no meio da avenida e buzinando para ser visto ao entrar na rótula!!!
Quando o “bicho” chegou mais perto, pude perceber que era uma Cadeira de Rodas... Mas motorizada e gente, não parecia ser motor elétrico, pois imagino que para atingir a velocidade em que ele vinha, só poderia ser motor movido a gasolina... rsrsrsrsr!!! Que coisa mais maluca aquilo!!!! Kakakakakaka
Na volta, caso eu parasse em Erechim, sou capaz de ir atrás da pessoa que fica circulando pelas ruas de Erechim em cima de uma cadeira de rodas movida a gasolina e adverti-lo, porque eu tive a impressão de que estava sem capacete... huááááákakaka!!!!

1 hora após a saída de Erechim, desejei ter nascido com os “opcionais de fábrica” masculino... Sim, porque com toda “aquela hidratação” que fiz antes de cair na estrada, minha bexiga estava cheia o suficiente para fazer um exame de ultrassom abdominal!!! Rsrsrsrsrsrs! É gentem, com o relevo todo plano, não havia um matinho sequer para poder usar “o banheiro público”... rsrrsrsr!!! Posto de gasolina?!?!?!? Muuuuuuuuito menos!!!!
Mas o que estava ruim piorou... Começou a chover!!! “Manja” aquele barulhinho de chuva?!?! Aquela água batendo no pára brisa do carro?!?! Pois é... Ninguém merece!!!!!
Alguns minutos de desespero (que para mim pareceram hooooooooras), enfim encontrei uma placa dizendo que teria um posto com restaurante alguns metros adiante. Dei graças a Deus mas, ao chegar perto, percebi que estava abandonado... Em ruínas mesmo... Mas ainda não eram as ruínas dos Sete Povos das Missões...

Chegando mais perto ainda, percebi que tinha um andarilho que resolvera se esconder da chuva no posto... SOCORRO!!! Minha bexiga parecia que ia explodir!!!
Mas graças a Deus novamente, o homem resolveu andar e pegar rumo, assim enfim, pude esvaziar o meu “tanque”... hihihihihi
Ah! Aprendi mais uma palavra para o meu vocabulário. Na porta onde um dia foi banheiro no posto, estava escrito “prenda” para indicar o banheiro feminino... O banheiro masculino?!?! Sei lá... Não tinha placa nenhuma tampouco banheiro... rsrsrsrsrsrrs
Com 3 litros a menos, coloquei o carro novamente na estrada! Linda a estrada!

Quase sem carros a me acompanharem, resolvi dar uma paradinha para fotos foi quando percebi, que “do além” , me aparece um “carro socorro” querendo me rebocar!!!! rsrsrsrrsr!!!! Sorte a minha que ele não apareceu enquanto eu usava o “banheiro”!!! kakakakakaka
Disse ao moço que não estava com problemas, que só queria tirar fotos. Agradeci e ele foi embora.
Estou eu na estrada novamente quando um esquilo suicida cruzou a minha frente na pista... Levei um baita susto!!! Pensei que tinha atropelado o pobre bichinho ... Mas ainda bem que ele se salvou!!!
Após 4 horas de viagem, enfim cheguei a Santo Ângelo. Procurei o hotel onde fui me hospedar. Deixei as coisas lá e fui almoçar.
Depois de comer, dei uma caminhada até a rodoviária para comprar a passagem de ônibus para São Borja para amanhã bem cedo partir para a minha pedalada...
Na volta, fui me encontrar com Romualdo afim de pegar o mapa, a credencial para a minha peregrinação pelo Caminho das Missões.

Na sede conheci, além do Romualdo, a Kelly que foi o meu primeiro contato para essa nova aventura!
Enquanto Romualdo me explicava o caminho, chegou um peregrino a pé que já estava de partida para a sua casa pois já havia completado o Caminho.
Também conheci a Dª Rose que irei me encontrar com ela antes de chegar a São Miguel das Missões, pois ela faz parte de um dos pontos de apoio do caminho.
Após pegar os documentos e informações, voltei para o hotel afim de arrumar as coisas. Separar o que iria levar comigo para o pedal e o que ficaria em Santo Ângelo me esperando pela minha volta!rsrsrrsrs
Feito isso, fui jantar. No caminho do restaurante, na praça principal, havia um trio gaúcho cantando em frente a Igreja de Santo Ângelo. Eles estavam filmando... Penso que era alguma emissora de TV.
Jantei, voltei, tomei banho e... CAMA!!!!

Vamos nanar? Porque amanhã teremos mais historinhas para contar...
Bjks
Cris  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário